Arquivologia: o que você precisa saber?
A arquivologia se dedica ao estudo e à gestão de arquivos, ou seja, aos conjuntos de documentos acumulados por uma pessoa ou organização

A gestão de arquivos e os cuidados para preservar e gerir os documentos é fundamental e existe um estudo e uma área profissional voltada especialmente para isso: a arquivologia.
Neste artigo, apresentaremos o que é a arquivologia, falaremos sobre este curso, vamos diferenciar essa área da biblioteconomia e abordaremos o mercado de trabalho. Continue a leitura e saiba mais!
O que é arquivologia?
A arquivologia digital consiste nos cuidados para preservar e realizar a gestão de documentos. Esse processo acontece desde a criação até o descarte das informações. Isso inclui e-mails, arquivos de texto, de áudio e de vídeo até dados de sistemas, ou documentos físicos.
Não se sabe quando surgiu a arquivologia digital. Entretanto, pode-se considerar provável que o conceito nasceu ao longo da década de 1980, com o surgimento dos computadores pessoais e da internet.
Como é o curso de Arquivologia?
Quem escolhe estudar Arquivologia, terá aulas de disciplinas básicas como História, Introdução à Administração, Informática e Estatística e aulas práticas dentro de laboratório, de matérias como Técnicas de Higienização, Preservação de Objetos e Documentos.
A duração do curso pode variar entre três e quatro anos, a depender da instituição de ensino. Para se formar e obter o título de Bacharel em Arquivologia é necessário que o estudante faça estágio curricular e apresente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
Algumas das disciplinas mais comuns da grade curricular de Arquivologia:
- Introdução à Arquivologia;
- Metodologia Científica;
- Introdução à Sociologia;
- Expressão Oral e Escrita;
- Metodologia da Pesquisa Arquivística;
- Gestão da Informação Arquivista;
- Introdução à Ciência da Informação;
- Tecnologia de Reprodução e Armazenamento de Documentos.
O profissional da área normalmente conta com um conjunto de competências e conhecimentos que o capacitam a atuar de forma eficiente e ética na gestão de arquivos e informações, através de técnicas de organização, classificação, avaliação, seleção e conservação de documentos, tanto em formatos físicos quanto digitais.
Outras habilidades fundamentais são a gestão e a organização, importantes para o desenvolvimento de políticas de gestão documental, elaboração de planos de classificação e para trabalhar em prol da preservação de documentos a longo prazo.
Qual a diferença entre Arquivologia e Biblioteconomia?
Por mais que muitas pessoas confundam, a Arquivologia e a Biblioteconomia são duas disciplinas distintas. Ambas lidam com a gestão da informação, mas a principal diferença entre elas está no tipo de material que cada uma organiza.
A arquivologia é a ciência dedicada ao estudo e à gestão de arquivos, ou seja, aos conjuntos de documentos acumulados por uma pessoa ou organização, geralmente para fins administrativos, legais ou históricos. Esse profissional cuida de todo o ciclo de vida dos documentos, desde sua criação até sua destinação final.
Já quem trabalha com Biblioteconomia tem como foco a gestão de bibliotecas e seus acervos. Os bibliotecários são responsáveis por tarefas como a catalogação e classificação de materiais, a prestação de serviços de referência, a promoção de programas educativos e a gestão de coleções.
Essa área também envolve a seleção e aquisição de novos materiais, a avaliação e descarte de itens obsoletos ou danificados e a facilitação do acesso à informação para o público.
Como é o mercado de trabalho da arquivologia?
O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Arquivologia pode envolver diversos tipos de documentos, como fotos, filmes, CD, DVD, papéis, arquivos digitais, entre outros.
Com a digitalização, o profissional precisa acompanhar o avanço tecnológico e entender a necessidade de conformidade com regulamentações legais. Conheça abaixo algumas das possíveis áreas de atuação:
Conservação
Nesses casos, o profissional é responsável por prevenir a deterioração de documentos.
Consultorias
O profissional pode orientar empresas privadas sobre como manter e organizar o arquivo.
Lidar com documentos eletrônicos
A documentação eletrônica também deve ser conservada através da criação de um banco de dados e da digitalização.
Onde estudar Arquivologia?
O curso de Arquivologia está disponível em diversas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Conheça as principais, sejam elas públicas ou privadas, de acordo com as informações do site do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq:
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Estadual de Londrina (UEL);
- Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (UNESP);
- Universidade Federal da Bahia (UFBA);
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade Federal do Pará (UFPA);
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO);
- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Centro Universitário Leonardo da Vinci (Unisselvi);
Neste artigo, apresentamos o que é a arquivologia, falamos sobre este curso, diferenciamos essa área da biblioteconomia e abordamos o mercado de trabalho. Para ler mais de nossos conteúdos, leia outros artigos que estão em nosso blog.


