Doc Security logo

Digitalização de documentos aumenta produtividade em até 30% e atrai empresas em busca de eficiência e segurança

Digitalizar documentos aumenta produtividade em até 30%, reduz custos, otimiza espaço e reforça segurança e conformidade LGPD nas empresas.

A digitalização de documentos físicos está deixando de ser uma tendência para se tornar um imperativo estratégico em empresas de todos os portes. Segundo estudo recente da consultoria McKinsey & Company, processos digitais bem estruturados podem elevar em até 30% a produtividade operacional das organizações.

 

O dado explica por que empresas dos mais diversos setores estão apostando na conversão de acervos físicos em arquivos digitais para reduzir custos, otimizar espaço, reforçar a segurança da informação e avançar em práticas sustentáveis.

 

Mais do que escanear papéis, o processo de digitalização envolve uma série de etapas técnicas, como higienização, identificação e catalogação dos documentos em plataformas seguras de gestão digital.

 

“Além de agilizar o acesso a informações e reduzir o uso de papel, a digitalização fortalece o controle sobre os dados e ajuda as empresas a estarem em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma Fabiano Carvalho, CEO da Doc Security, empresa especializada em soluções de gestão documental.

Ganhos diretos em eficiência e sustentabilidade

 

Entre os principais benefícios da digitalização estão a economia de recursos — com a eliminação de impressoras, envio físico de documentos e áreas destinadas a arquivos — e o aumento da eficiência operacional.

 

Com os arquivos organizados digitalmente, a busca por informações se torna mais rápida e precisa, favorecendo o trabalho remoto e a tomada de decisões.

 

A prática também está alinhada a compromissos ESG, com redução significativa do uso de papel e menor impacto ambiental.

 

Segurança da informação é destaque

 

Outro diferencial é a segurança. “Diferentemente dos arquivos físicos, os documentos digitais podem contar com recursos como criptografia, autenticação em múltiplos fatores e controle de acesso.

 

Além disso, todas as movimentações ficam registradas na plataforma, permitindo rastreabilidade total e transparência”, explica Fabiano Carvalho.

 

Essas soluções ganham relevância especialmente diante da crescente exigência de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que obriga empresas a manter controle rigoroso sobre o ciclo de vida de suas informações.

Blog

Acompanhe as notícias da Doc e fque por dentro das tendências do mercado

Tudo que você precisa saber sobre BPO de documentos

Contratar uma empresa BPO traz especialistas para assumir um setor ou atividade de uma instituição, indo muito além de uma consultoria

Como funciona a gestão eletrônica de documentos na gestão pública?

A GED ajuda a melhorar a transparência, a acessibilidade dos serviços e a adequação às normas

Saiba tudo sobre a gestão documental e seus processos

A gestão de documentos consiste na organização e controle de arquivos produzidos por uma empresa em sua rotina