Doc Security logo

60 % das empresas de serviços ainda usam acervos de papel, revela estudo

Falhas como extravio, deterioração e falta de padronização aumentam custos operacionais, comprometam a produtividade e dificultam a conformidade com regulamentações como a LGPD

Apesar dos avanços tecnológicos, 60% das empresas – de provedores de serviços de campo a negócios de manutenção – ainda dependem de registros manuais e formulários em papel. O levantamento feito pela Joyfill revela um cenário que deve ser administrado com cautela para evitar ineficiências e erros, além de resultados que prejudiquem a produtividade e aumentem os custos operacionais para proprietários do setor de serviços.

 

A perda de documentos é um dos principais riscos que uma empresa enfrenta ao armazenar arquivos de maneira inadequada. Embora pareça uma tarefa simples, a conservação de acervos físicos exige cuidados específicos para evitar danos e extravios, por exemplo. Com o aumento de dados gerados diariamente, muitas organizações têm dificuldades em manter seus registros organizados e acessíveis. Isso pode levar a falhas que afetam diretamente a produtividade e a imagem da empresa.

 

São inúmeras as causas de perda de documentos nas empresas. A deterioração temporal, o armazenamento em ambientes inadequados, os fatores biológicos e os desastres são alguns exemplos. Eventos como incêndios e inundações podem resultar na perda total ou parcial do acervo. Além disso, arquivos que não recebem os cuidados necessários podem ser infestados por traças, cupins e fungos. Espaços inadequados também estão sujeitos ao acúmulo de poeira e sujeira.

 

A falta de cuidado com documentos físicos pode trazer graves problemas às empresas e gerar altos custos para que sejam recuperados. Além do extravio de informações, pode haver queda de produtividade com o deslocamento de colaboradores para localização de arquivos, complicações trabalhistas com a perda de dados do setor de Recursos Humanos, e multas por descumprimento de leis que exigem a guarda de documentos por períodos específicos.

 

“A ausência de padronização nos processos de armazenamento e gestão de documentos é outro desafio. Muitas empresas utilizam diferentes métodos de categorização de documentos em seus diversos setores, o que torna a integração das informações mais difícil e impede a implementação de boas práticas de governança. Sem procedimentos uniformes, é difícil assegurar a conformidade com auditorias e legislações que tratam da privacidade das informações pessoais, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de prejudicar a eficiência operacional e a segurança da informação”, lembra Fabiano Carvalho, especialista em transformação digital e CEO da Doc Security.

 

Segundo Fabiano, implementar uma gestão documental especializada é a melhor forma de se proteger, garantindo a organização e a segurança dos dados empresariais armazenados fisicamente.

 

Soluções Digitais para Gestão Documental

 

A digitalização de documentos físicos é uma alternativa para otimizar a gestão da informação nas empresas. Ao armazenar arquivos em plataformas seguras, que utilizam criptografia e controle de acesso, as empresas diminuem consideravelmente o risco de perda e vazamentos. Diferente dos arquivos físicos, os digitais podem ser protegidos por mecanismos avançados, como autenticação em múltiplos fatores.

 

Além disso, as plataformas de gestão documental permitem o monitoramento contínuo de atividades, com registros detalhados de quem acessou, alterou ou compartilhou determinado documento. Esse nível de rastreabilidade não só fortalece a segurança dos dados, mas também contribui para a conformidade com legislações específicas, como a LGPD, ao garantir o controle rigoroso sobre o ciclo de vida das informações dentro da organização.

 

“Uma gestão documental eficiente e integrada a soluções tecnológicas avançadas é fundamental para reduzir riscos, assegurando não apenas a proteção dos dados, mas também a conformidade com exigências regulatórias e a preservação da reputação institucional”, destaca Fabiano Carvalho.

Blog

Acompanhe as notícias da Doc e fque por dentro das tendências do mercado

Tudo que você precisa saber sobre BPO de documentos

Contratar uma empresa BPO traz especialistas para assumir um setor ou atividade de uma instituição, indo muito além de uma consultoria

Como funciona a gestão eletrônica de documentos na gestão pública?

A GED ajuda a melhorar a transparência, a acessibilidade dos serviços e a adequação às normas

Saiba tudo sobre a gestão documental e seus processos

A gestão de documentos consiste na organização e controle de arquivos produzidos por uma empresa em sua rotina