Entenda o que é e como funciona o processamento inteligente de documentos
O processamento inteligente de documentos tem como objetivo integrar as atividades a outros processos de negócios digitais

O processamento inteligente de documentos (IDP) é uma tecnologia que trabalha para extrair e organizar dados de documentos e, assim, potencializar a automação de processos empresariais.
Neste artigo, vamos explicar o que é o processamento de documentos inteligente, quais tecnologias são utilizadas nele, como funciona, quais seus benefícios e em quais setores ele pode ser aplicado. Se deseja entender melhor, continue a leitura!
O que é o processamento de documentos inteligente?
O processamento de documentos inteligente, abreviado como IDP, é responsável por automatizar o processo de entrada manual de dados a partir de documentos em papel ou imagens de documentos. Esse processo tem como objetivo integrar as atividades a outros processos de negócios digitais.
Além disso, o processamento de documentos pode ser utilizado para automatizar o gerenciamento de documentos com o uso de machine learning (ML) e diversas tecnologias de inteligência artificial (IA).
Quais são as tecnologias utilizadas no processamento de documentos inteligente?
O processamento de documentos inteligente usa tecnologias para processar diferentes tipos de documentos. Conheça algumas dessas:
Reconhecimento óptico de caracteres
O Optical Character Recognition (OCR), que significa Reconhecimento óptico de caracteres, é o processo que converte uma imagem de texto em um formato de texto legível por máquina. Ele pode ser utilizado para digitalizar documentos em papel e convertê-los em imagens com texto pesquisável.
Processamento de linguagem natural
O processamento de linguagem natural é uma tecnologia de ML que permite que os computadores analisem, interpretem e entendam a linguagem humana. Ele é utilizado para trabalhar com documentos não estruturados e dados não estruturados, como por exemplo gravações ao vivo.
Automação de processos robóticos
A automação de processos robóticos é uma forma de tecnologia que facilita a criação e a implantação de um software que automatiza as ações humanas. Ele repete as mesmas etapas, eliminando a necessidade de trabalho manual de processamento de documentos.
Quais os benefícios do processamento de documentos inteligente?
Aderir ao uso do IDP pode trazer benefícios para as empresas. Confira algumas das vantagens:
Agilidade, mas com menos erros
Através do IDP, é possível digitalizar documentos em grande escala com precisão, com mais agilidade, mas reduzindo as chances de erros que poderiam acontecer caso o processo fosse feito manualmente.
Cultura de eficiência
O uso do IDP ajuda a aumentar a produtividade e simplificar os fluxos de trabalho em suas operações comerciais.
Satisfação
Ao lidar com os documentos do cliente com mais rapidez, torna-se mais fácil fornecer respostas e serviços aos clientes. Isso melhora a satisfação do público com o atendimento.
Quais setores podem se beneficiar do processamento de documentos inteligente?
O processamento de documentos inteligente pode ser utilizado em diversos setores. Confira alguns deles:
Saúde
O IDP melhora o gerenciamento dos registros de pacientes, organizar melhor os documentos médicos, verificar reclamações e reduzir o uso de papéis.
Finanças
O setor financeiro pode automatizar vários aspectos do gerenciamento de despesas e do processamento de faturas através das soluções IDP.
Jurídico
As empresas do setor jurídico podem usar o IDP para analisar contratos, extraindo dados de documentos legais e registros judiciais para criar processos mais robustos.
Como funciona o processamento inteligente de documentos?
O processamento de documentos ajuda a tornar os dados acessíveis para o processamento de negócios, convertendo documentos em informações. Entenda abaixo como funcionam as principais etapas desse processo:
Pré-processamento
No pré-processamento, técnicas como redução de ruídos e remoção de distorção e de manchas ajudam a melhorar a qualidade das imagens dos documentos antes de serem processadas.
Classificação inteligente de documentos
Na classificação inteligente de documentos, acontece a classificação com base no tipo e conteúdo dos documentos.
Extração de dados
A extração de dados é a etapa na qual são usados algoritmos de IA para extrair dados relevantes dos documentos classificados.
Validação específica de domínio
A validação específica de domínio é realizada por meio da aplicação de lógica difusa, expressão regular (RegEx), regras e scripts para avaliar, combinar e gerenciar os dados extraídos quanto à precisão e relevância.
Validação que requer interação humana
A última etapa é a validação com interação humana (HITL), que usa aprendizado supervisionado para proporcionar um ciclo de feedback rápido e ajustar o treinamento da IA.
Neste artigo, explicamos o que é o processamento de documentos inteligente, quais tecnologias são utilizadas nele, como funciona, quais seus benefícios e em quais setores ele pode ser aplicado.
Para saber mais sobre gestão de documentos e afins, acesse o artigo publicado em nosso site.





