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Qual a importância da qualidade na administração pública?

Para que uma gestão seja eficaz, é preciso que a gestão de qualidade atue e garanta serviços de qualidade

A avaliação da qualidade é uma parte importante do processo de melhoria na prestação de serviços públicos.

 

Neste artigo, contaremos o que é a qualidade na administração pública, qual sua importância, explicaremos quais são os indicadores de qualidade e as vantagens que esse processo traz. Falaremos ainda sobre como a tecnologia pode ajudar nessa avaliação e da importância de buscar ajuda especializada. Continue a leitura para entender melhor.

 

O que é qualidade na administração pública?

 

A qualidade na administração pública é como um conjunto de características de um serviço que atende às necessidades da sociedade. Para medir se as expectativas estão sendo atendidas, usam-se indicadores e critérios, através da gestão da qualidade.

 

Em outras palavras, os indicadores de qualidade dos serviços públicos são aqueles que mostram se os serviços estão sendo entregues conforme os procedimentos acordados e indicam se estão suprindo as necessidades dos cidadãos.

 

Qual a importância da qualidade na administração pública?

 

A qualidade da administração pública pode impactar muito na vida dos cidadãos, já que cabe a essa prática manter os serviços eficientes. Dessa forma, se trabalha para garantir o funcionamento ideal do poder público.

 

A maior eficácia dos serviços afeta diretamente o desenvolvimento socioeconômico e bem-estar da população e, junto disso, a satisfação da população. Por isso, é preciso que a gestão de qualidade trabalhe da melhor forma possível.

 

 

Quais são os indicadores de qualidade dos serviços públicos?

 

A eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados são exemplos de indicadores de qualidade. Entenda o que significa cada um deles

 

Indicador de eficiência

Permite detectar o grau de rendimento de uma organização e o desperdício de recursos, que reduz a produtividade. Se um serviço público é pouco produtivo, isso irá refletir em sua entrega para o cidadão.

 

Indicador de eficácia

A eficácia pode indicar se o serviço prestado à população tem sido suficiente.Os tipos de demandas (opiniões, reclamações e denúncias) recebidas pela Ouvidoria também podem ser consideradas.

 

Indicador de qualidade do serviço

Avaliam a qualidade dos serviços prestados. Pode sinalizar o que precisa ser melhorado em um serviço prestado.

 

 

Quais as vantagens da qualidade na administração pública?

 

Investir em gestão de qualidade pode trazer diversos benefícios. Confira alguns deles:

 

Satisfação da população

 

As pessoas buscam soluções ao procurarem um serviço. Logo, a gestão da qualidade é o meio mais efetivo de garantir que isso aconteça, potencializando a satisfação do cliente.

 

Melhor aproveitamento dos recursos

 

A aplicação da gestão de qualidade também afeta o orçamento do negócio, pois com processos bem estabelecidos, é possível que o aproveitamento dos recursos seja mais eficaz, evitando retrabalhos e reduz custos.

 

Aumento da produtividade

 

Sem retrabalhos, é possível que a gestão passe a organizar o dia a dia operacional de forma mais eficiente, melhorando a produtividade e garantindo que cada etapa produtiva seja feita seguindo as diretrizes de qualidade.

 

Melhora na confiabilidade e credibilidade nas instituições públicas

 

Quando os serviços são eficazes e alcançam a satisfação do cliente ou do cidadão, como consequência, a gestão pública ganha mais credibilidade, melhorando a imagem do governo e ganhando a confiança da população.

 

Como a tecnologia pode ser usada no processo de implementação da gestão de qualidade?

 

A gestão de qualidade é torna-se ainda mais eficiente com o auxílio da tecnologia. Um sistema de gestão permite um olhar mais crítico às atividades e processos, facilitando essa avaliação.

 

Através da tecnologia, é mais fácil ter uma visão ampla e entender o que deu certo, o que deu errado, por que deu errado, qual a origem do erro e como corrigi-lo.

 

Para que isso ocorra da melhor forma possível, é importante que as empresas ou organizações do poder público busquem ajuda especializada, que contem com um sistema tecnológico e preparado para dar o suporte necessário. Ou seja, além de garantir a conservação dos documentos, através da digitalização, a tecnologia também auxilia na avaliação de qualidade.

 

Neste artigo contamos o que é a qualidade na administração pública, qual sua importância, explicamos quais são os indicadores de qualidade e as vantagens que esse processo traz. Falamos ainda sobre como a tecnologia pode ajudar nessa avaliação e da importância de buscar ajuda especializada.

 

Para saber mais sobre processos que podem melhorar a satisfação do público e sobre como a tecnologia pode ajudar, leia mais de nossos conteúdos.

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