Qual a importância da qualidade na administração pública?
Para que uma gestão seja eficaz, é preciso que a gestão de qualidade atue e garanta serviços de qualidade

A avaliação da qualidade é uma parte importante do processo de melhoria na prestação de serviços públicos.
Neste artigo, contaremos o que é a qualidade na administração pública, qual sua importância, explicaremos quais são os indicadores de qualidade e as vantagens que esse processo traz. Falaremos ainda sobre como a tecnologia pode ajudar nessa avaliação e da importância de buscar ajuda especializada. Continue a leitura para entender melhor.
O que é qualidade na administração pública?
A qualidade na administração pública é como um conjunto de características de um serviço que atende às necessidades da sociedade. Para medir se as expectativas estão sendo atendidas, usam-se indicadores e critérios, através da gestão da qualidade.
Em outras palavras, os indicadores de qualidade dos serviços públicos são aqueles que mostram se os serviços estão sendo entregues conforme os procedimentos acordados e indicam se estão suprindo as necessidades dos cidadãos.
Qual a importância da qualidade na administração pública?
A qualidade da administração pública pode impactar muito na vida dos cidadãos, já que cabe a essa prática manter os serviços eficientes. Dessa forma, se trabalha para garantir o funcionamento ideal do poder público.
A maior eficácia dos serviços afeta diretamente o desenvolvimento socioeconômico e bem-estar da população e, junto disso, a satisfação da população. Por isso, é preciso que a gestão de qualidade trabalhe da melhor forma possível.
Quais são os indicadores de qualidade dos serviços públicos?
A eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços prestados são exemplos de indicadores de qualidade. Entenda o que significa cada um deles
Indicador de eficiência
Permite detectar o grau de rendimento de uma organização e o desperdício de recursos, que reduz a produtividade. Se um serviço público é pouco produtivo, isso irá refletir em sua entrega para o cidadão.
Indicador de eficácia
A eficácia pode indicar se o serviço prestado à população tem sido suficiente.Os tipos de demandas (opiniões, reclamações e denúncias) recebidas pela Ouvidoria também podem ser consideradas.
Indicador de qualidade do serviço
Avaliam a qualidade dos serviços prestados. Pode sinalizar o que precisa ser melhorado em um serviço prestado.
Quais as vantagens da qualidade na administração pública?
Investir em gestão de qualidade pode trazer diversos benefícios. Confira alguns deles:
Satisfação da população
As pessoas buscam soluções ao procurarem um serviço. Logo, a gestão da qualidade é o meio mais efetivo de garantir que isso aconteça, potencializando a satisfação do cliente.
Melhor aproveitamento dos recursos
A aplicação da gestão de qualidade também afeta o orçamento do negócio, pois com processos bem estabelecidos, é possível que o aproveitamento dos recursos seja mais eficaz, evitando retrabalhos e reduz custos.
Aumento da produtividade
Sem retrabalhos, é possível que a gestão passe a organizar o dia a dia operacional de forma mais eficiente, melhorando a produtividade e garantindo que cada etapa produtiva seja feita seguindo as diretrizes de qualidade.
Melhora na confiabilidade e credibilidade nas instituições públicas
Quando os serviços são eficazes e alcançam a satisfação do cliente ou do cidadão, como consequência, a gestão pública ganha mais credibilidade, melhorando a imagem do governo e ganhando a confiança da população.
Como a tecnologia pode ser usada no processo de implementação da gestão de qualidade?
A gestão de qualidade é torna-se ainda mais eficiente com o auxílio da tecnologia. Um sistema de gestão permite um olhar mais crítico às atividades e processos, facilitando essa avaliação.
Através da tecnologia, é mais fácil ter uma visão ampla e entender o que deu certo, o que deu errado, por que deu errado, qual a origem do erro e como corrigi-lo.
Para que isso ocorra da melhor forma possível, é importante que as empresas ou organizações do poder público busquem ajuda especializada, que contem com um sistema tecnológico e preparado para dar o suporte necessário. Ou seja, além de garantir a conservação dos documentos, através da digitalização, a tecnologia também auxilia na avaliação de qualidade.
Neste artigo contamos o que é a qualidade na administração pública, qual sua importância, explicamos quais são os indicadores de qualidade e as vantagens que esse processo traz. Falamos ainda sobre como a tecnologia pode ajudar nessa avaliação e da importância de buscar ajuda especializada.
Para saber mais sobre processos que podem melhorar a satisfação do público e sobre como a tecnologia pode ajudar, leia mais de nossos conteúdos.


