Portal de serviços ao cidadão: saiba o que é, sua importância e seus benefícios
O portal de serviços ao cidadão ajuda a agilizar processos e oferece comodidade à população

O portal de serviços funciona como um facilitador aos cidadãos. Através dele é possível realizar diversos tipos de processos necessários para a população de um município, como acesso digital a documentos e protocolos.
Entretanto, vale destacar que o atendimento on-line só funciona com uma boa digitalização, organização adequada e estratégia, tornando-o eficaz e dinâmico. Caso contrário, o portal se torna um problema e um alvo de reclamações.
Para entender o que é um portal de serviços ao cidadão, quais seus benefícios, o que ele precisa ter e conhecer alguns exemplos, continue a leitura deste artigo!
O que é o portal de serviços ao cidadão?
O portal de serviços ao cidadão é uma plataforma digital mantida pela prefeitura. O objetivo dela é centralizar os principais serviços públicos disponíveis para os moradores. Através desta ferramenta, é possível agilizar processos: em vez de se deslocar até um guichê físico, o morador acessa um site ou aplicativo.
Em geral, esse tipo de plataforma permite ao cidadão: emitir documentos, acompanhar protocolos, solicitar alvarás, certidões ou benefícios, agendar atendimentos e efetuar pagamentos.
Para além da agilidade e comodidade de resolver problemas de forma virtual, o portal ajuda a reduzir filas, aumentar a autonomia da população e facilitar o trabalho dos servidores.
Para que essa ferramenta seja colocada em prática de forma funcional, é necessário que os processos e documentos de diversos setores do poder público estejam digitalizados e armazenados de modo a otimizar o trabalho e tornar possível que as demandas possam ser realizadas on-line.
Quais os benefícios do portal do cidadão para a população e para a gestão pública?
O portal do cidadão, para ser eficaz, precisa de planejamento e estratégia visando a eficiência. Quando o processo de desenvolvimento dessa plataforma ocorre adequadamente, ele pode oferecer diversos benefícios, tanto para a população quanto para o poder público.
Vantagens para o poder público
Para os servidores e os gestores, aderir ao portal oferecem os seguintes benefícios:
- Reduz custos com papel e filas;
- Facilita o trabalho;
- Elimina etapas manuais;
- Cria históricos rastreáveis;
- Gera dados que orientam decisões;
- Mais transparência;
- Mais qualidade;
Vantagens para o cidadão
Do outro lado, está a população, que também pode ser beneficiada pela plataforma. Confira as vantagens:
- Não precisa ir presencialmente à prefeitura;
- Emissão de documentos;
- Transparência;
- Consulta de protocolo;
- Praticidade;
- Agendamento online;
- Desburocratização;
- Agilidade;
- Comodidade.
O que um portal do cidadão precisa ter?
Para que essa plataforma funcione, alguns fatores são muito importantes. Saiba algumas delas:
Planejamento
Antes do lançamento do portal, é necessário que tarefas como mapeamento de processos e digitalização de serviços sejam realizadas, para garantir que a plataforma facilite a vida das pessoas.
Integração de setores
No on-line, é preciso que os setores e as informações estejam integradas e devidamente organizados. Isto porque tudo acontece no digital e apenas com tudo bem alinhado o sistema vai funcionar na prática.
Carta de serviços digitais
É preciso mapear tudo o que a prefeitura oferece, com uma Carta de Serviços Digitais. Ela lista os serviços, define os responsáveis, os canais de atendimento e o tempo médio de resposta, oferecendo informação ao cidadão.
Controle de prazos
Como tudo é digital, a gestão de prazos é mais eficiente, respeitando o prometido em cada protocolo ao cidadão.
Geração de dados que orientam melhorias
É importante que os erros que aconteçam – e acredite, vão acontecer – sejam corrigidos e analisados para gerar mudanças. A tecnologia está em constante evolução e o portal do cidadão deve acompanhá-las.
Exemplos de portal de serviço ao cidadão
Tocantins
Para trazer exemplos de quando essas ideias são colocadas em prática, é possível citar o portal de serviços do governo do Tocantins.
Ao acessá-lo, logo se identifica a carta de serviços, um espaço para consultas de processos e documentos, uma ouvidoria e um campo para buscas.
Rolando a página, os serviços são organizados por categorias. Abaixo, estão destacados quais deles são os principais e, na sequência, por perfis e por órgãos. Por último, estão os links que levam a central de atendimento.
Boa Vista
Outro exemplo é o portal da prefeitura de Boa Vista.
Quando se rola a página, há uma lista de serviços e filtros para ajudar o usuário a encontrar a informação ou serviço que ele precisa.
Neste artigo, explicamos o que é um portal de serviços ao cidadão, contamos quais seus benefícios, apresentamos o que ele precisa ter e mostramos alguns exemplos. Para saber mais, confira nossos conteúdos!