Doc Security logo

Gerenciamento de processos de negócio: conheça o BPM e seus benefícios

BPM é uma tecnologia de gestão de documentos integrada à automação de processos

O Business Process Management (BPM), termo em inglês para Gerenciamento de Processos de Negócio, é um conjunto de disciplinas que, combinadas com tecnologias, ajudam a fazer mudanças e otimizar processos. Em palavras mais simples, é uma tecnologia de gestão de documentos integrada à automação de processos, que busca melhorar os fluxos de informação da empresa.

Neste artigo, você vai entender:

  • O que é BPM e como ele surgiu;
  • Por que ele é essencial para otimizar tarefas;
  • E quais as vantagens de sua aplicação na gestão documental.

O que é BPM?

A definição oficial de BPM divulgada pelo BPM CBOK® é a seguinte: “O Business Process Management (BPM) é uma disciplina de gestão que integra as estratégias e os objetivos de uma organização com as expectativas e necessidades do cliente por meio do foco nos processos de ponta a ponta. O BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, funções, políticas, métodos e tecnologia para analisar, projetar, implementar, gerenciar o desempenho, transformar e estabelecer a governança do processo.”

Isso significa que gerenciamento de processos de negócios é uma disciplina gerencial que visa melhorar os resultados de desempenho dos negócios com base em desenho, modelagem, execução, automação, medição, controle e otimização dos processos de uma organização.

Como surgiu o BPM?

O primeiro registro existente de menção ao gerenciamento de processos foi em 1911, em um artigo publicado em por Frederick Taylor na “The Principles of Scientific Management”. Nele, o engenheiro mecânico observou como a produtividade pode ser melhorar com o uso de uma metodologia.

No artigo, ele argumentou que a empresa poderia ter resultados mais efetivos caso recompensasse monetariamente seus funcionários baseado na sua produtividade.

Entre os anos de 1950 e 1960 o BPM ganhou destaque com a implementação de metodologias de melhoria de gestão do trabalho. Apenas em 1980 que essa tecnologia passou a ser relacionada aos sistemas de gestão de fluxo de trabalho.

O termo Business Process Management Suite surgiu oficialmente em 2000, usado pela consultoria Gartner.

O que são processos de negócios?

Antes de entender melhor o que é BPM, é preciso entender o que são os processos de negócios. Trata-se de um conjunto de atividades que podem ser executadas por máquinas ou por humanos para obter resultados com foco na entrega de valor para os clientes. Entre os processos de negócio, destacam-se três tipos:

Processos primários ou essenciais

Como o próprio nome indica, são os mais importantes. Eles agregam valor diretamente ao cliente e podem ultrapassar os limites da organização.

Processos de suporte ou apoio

São os que dão suporte, tanto aos processos primários como a outros tipos. Neles, não há contato direto como cliente, mas apoiam os processos relacionados com o público externo.

Processos administrativos ou de gestão

São os que coordenam as atividades dos processos anteriores. Seu foco é a medição, monitoramento, controle e gestão do negócio.

Como funciona o BPM na prática?

O BPM funciona como uma “modelagem de processos”, organizando e gerenciando para otimizá-los. Não se trata de um produto, um segmento de mercado ou apenas uma ação, mas uma prática que visa melhorar processos e gerar valor.

Quando se fala em melhoria de processos, não se diz apenas sobre fazê-los corretamente, mas de melhorar a forma como ele é executado, otimizando cada processo individualmente. Só que, como cada processo faz parte de um sistema maior, isso precisa ser feito de modo a integrar as etapas e gerar resultados como um todo.

Como o BPM se aplica na gestão de documentos?

O gerenciamento de processos de negócios visa melhorar a eficiência, a produtividade e a agilidade de cada etapa da gestão, armazenamento e organização dos arquivos, além de promover a padronização e a conformidade com a regulamentação.

Dessa forma, enquanto a guarda de documentos trabalha para a substituição de arquivos em papel por versões digitais, permitindo mais organização, melhor acesso e compartilhamento e maior segurança das informações, o gerenciamento de processos auxilia na identificação de etapas, atividades, responsabilidades e sequências em processos, bem como a automação deles, através de sistemas e ferramentas.

Quais os benefícios do BPM?

A aplicação do gerenciamento de processos de negócios pode trazer algumas vantagens para a empresa. São elas:

Produtividade

Ao melhorar os processos, o BPM facilita a automação de vários elementos do fluxo de trabalho e aumenta a produtividade.

Segurança

Com o gerenciamento de processos de negócio, torna-se mais fácil implementar regulamentações e se atualizar quando atualizações surgem. Com a organização, também é normal que os processos se tornem mais seguros, evitando ameaças.

Mais controle e visibilidade

Como os processos são monitorados, analisando o desempenho em cada etapa, é mais fácil ter controle e visualizar possíveis mudanças e melhorias.

Transferência de conhecimento

Com os processos melhor organizados, torna-se mais fácil compartilhar o conhecimento dentro do ambiente empresarial, melhorando a comunicação.

Neste artigo, conhecemos a prática do gerenciamento de processos de negócios, suas vantagens e como aplicar o conceito na gestão documental. Para saber mais sobre gestão de documentos e práticas que auxiliam nesse processo, conheça mais dos nossos artigos.

Blog

Acompanhe as notícias da Doc e fque por dentro das tendências do mercado

Tudo que você precisa saber sobre BPO de documentos

Contratar uma empresa BPO traz especialistas para assumir um setor ou atividade de uma instituição, indo muito além de uma consultoria

Como funciona a gestão eletrônica de documentos na gestão pública?

A GED ajuda a melhorar a transparência, a acessibilidade dos serviços e a adequação às normas

Saiba tudo sobre a gestão documental e seus processos

A gestão de documentos consiste na organização e controle de arquivos produzidos por uma empresa em sua rotina