Doc Security logo

Digitalizar ou escanear: entenda as diferenças e saiba qual método usar

Diferente do ato de escanear, a digitalização feita corretamente cria documentos eletrônicos válidos como originais

Manter os documentos organizados e seguros é muito importante. Por isso, é necessário que as empresas pensem cada vez mais em levar os arquivos físicos para o digital. Nesse processo, é comum que surjam algumas dúvidas, que iremos sanar neste artigo.

 

A seguir, vamos explicar a diferença entre escanear e digitalizar e abordar mais profundamente esse processo, destacando como realizá-lo de forma adequada. Vamos falar ainda a diferença entre documentos digitalizados e digitais. Continue a leitura para entender!

A era do digital

Em um avanço acelerado, chamado de Revolução 4.0, tudo atualmente evolui de forma rápida. Vivemos uma era digital na qual a tecnologia mudou a maneira de realizar muitos processos, como fazer compras, pesquisar informações e, claro, armazená-las. Por isso, a digitalização se tornou um processo global.

 

Por esse motivo, entender como realizar uma digitalização é muito importante e alguns conceitos que parecem óbvios, como por exemplo a diferença entre escanear e digitalizar.

Escanear e digitalizar é a mesma coisa?

A resposta é não! Apesar disso, o ato de escanear faz parte do processo de digitalização, o que ajuda a gerar a confusão entre os conceitos. A principal diferença trata das exigências legais a respeito da integridade, rastreabilidade e auditabilidade do documento digitalizado. Dessa forma, apenas a digitalização feita corretamente cria documentos eletrônicos válidos como originais.

O que é escanear?

Escanear é um processo que cria a versão virtual de uma imagem ou arquivo físico. Nele, é preciso posicionar o papel em um aparelho de scanner e realizar o procedimento, permitindo a visualização, edição e compartilhamento de documentos ou imagens no meio digital, normalmente em formatos PDF, JPEG ou PNG.

 

Porém, em termos legais, esse é um processo limitado. Isto porque a digitalização segue as normas do Decreto nº 10.278, que determina as diretrizes para a conversão de documentos físicos em digitais.

 

O que é digitalizar?

Já digitalizar é o processo de, de fato, converter arquivos físicos em digitais. Por mais que pareça “dar no mesmo”, existem diferenças importantes, já que é preciso cumprir exigências legais.

 

A Digitalização certifica a imagem virtual do documento criada pelo scanner com o certificado digital, trazendo assim a validade jurídica através das normas previstas no Decreto 10.278. Por isso, vale destacar que quando se pensa em gestão pública, a digitalização é a opção adequada já que ajuda a se manter em conformidade com as leis e, ao mesmo tempo, otimiza o trabalho.

 

Vale a pena digitalizar documentos na impressora?

 

Não é uma regra, mas normalmente esta não é a opção ideal.

 

A digitalização é um processo minucioso, com etapas de preparação e tecnologias para garantir que todas as informações contidas no papel sejam visíveis na versão eletrônica. A qualidade da imagem é um dos aspectos mais importantes na digitalização, exigido por lei e o scanner de uma impressora pode não ter os atributos necessários para garantir a nitidez necessária.

 

Dessa forma, o scanner de uma impressora normalmente não entrega o resultado necessário para uma digitalização.

Como digitalizar de forma adequada um documento?

 

A digitalização de documentos segue algumas etapas para garantir a adequação ao Decreto nº 10.278. Confira:

 

Preparação dos documentos

 

É preciso fazer uma “limpeza” do documento antes de digitalizá-lo. Isso significa remover grampos, clipes, dobraduras e sujeiras que prejudiquem a captação da imagem.

 

Digitalização e captura da imagem

Um scanner ou um aplicativo especializado é utilizado para converter o documento físico em uma imagem digital. Nessa etapa, deve-se escolher a resolução e o formato adequado, de acordo com a necessidade.

 

Armazenamento

Nesta etapa, acontece a organização dos documentos conforme o planejamento pré-definido pela empresa. Os arquivos são renomeados e categorizados no software escolhido.

Gerenciamento

Na última etapa, são definidos quem pode acessar o documento, quem pode modificá-lo e os arquivos são organizados de modo a garantir que os procedimentos de segurança estejam ativos.

 

Após a digitalização: documentos digitalizados ou digitais?

 

Assim como “escanear” e “digitalizar”, os termos “documentos digitalizados” e “documentos digitais” muitas vezes causam confusão. Entretanto eles são diferentes.

Documentos digitalizados

Os documentos digitalizados são os arquivos que originalmente foram impressos no papel e depois foram digitalizados, como o próprio nome indica.

Documentos digitais

Os documentos digitais já foram originalmente criados em ambiente virtual. Exemplos disso são os documentos digitais emitidos por órgãos oficiais do Governo, que têm a mesma validade legal que a versão física.

 

Neste artigo, entendemos a diferença entre escanear e digitalizar e abordamos mais profundamente esse processo, destacando como realizá-lo de forma adequada. Abordamos ainda a diferença entre documentos digitalizados e digitais. Quer entender melhor? Continue acompanhando nossos conteúdos.

Blog

Acompanhe as notícias da Doc e fque por dentro das tendências do mercado

Tudo que você precisa saber sobre BPO de documentos

Contratar uma empresa BPO traz especialistas para assumir um setor ou atividade de uma instituição, indo muito além de uma consultoria

Como funciona a gestão eletrônica de documentos na gestão pública?

A GED ajuda a melhorar a transparência, a acessibilidade dos serviços e a adequação às normas

Saiba tudo sobre a gestão documental e seus processos

A gestão de documentos consiste na organização e controle de arquivos produzidos por uma empresa em sua rotina