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Acessibilidade digital: o quê é e qual a sua importância?

A acessibilidade digital pode oferecer diversos benefícios, tanto para o usuário como para as empresa

Incluir acessibilidade digital em um site é muito importante. Pode-se comparar a colocar rampas em locais com degraus para garantir o acesso de pessoas que usam cadeiras de rodas. Por esse motivo, é fundamental entender como ofertar isso digitalmente.

 

Neste artigo, vamos explicar o que é a acessibilidade digital, qual sua importância, os benefícios que essa prática oferece e dicas de como adaptar o conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade digital é um conjunto de soluções que possibilitam que as pessoas com deficiência consigam acessar a web com autonomia e independência. Ela também favorece usuários com deficiências temporárias e até quem não tem nenhuma deficiência, já que torna os sites mais acessíveis, simples e intuitivos para todas as pessoas

 

No Brasil, existem mais de 17,3 milhões de pessoas com deficiência. Mesmo assim, os avanços na acessibilidade digital ainda são muito lentos no Brasil, pois há pouca mão de obra especializada em tecnologia.

 

Para tornar um site acessível, devem ser oferecidos recursos adicionais, como fontes legíveis e descrições nas imagens, por exemplo.

Qual a importância da acessibilidade digital?

Em geral, as soluções em acessibilidade são úteis para todos os públicos, como idosos, crianças e pessoas que estão momentaneamente com alguma limitação física.

 

Além disso, legalmente, a acessibilidade digital é obrigatória. A Lei Brasileira de Inclusão tem como objetivo assegurar os direitos das pessoas, contemplando as mais variadas áreas. A Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que corresponde à exigência de acessibilidade no atendimento ao consumidor, também garante esse direito.

 

O Google, por exemplo, tem um mecanismo no qual seus algoritmos que validam o rankeamento (posicionamento da página no mecanismo de busca), prioriza as páginas que possuem acessibilidade, pois entende que aquele conteúdo é útil para mais pessoas.

Acessibilidade digital é lei?

 

No Brasil, a acessibilidade é um direito previsto na lei 13146/2015, conhecida como LBI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). A legislação determina a acessibilidade digital em sites mantidos por empresas com sede ou representação comercial no Brasil e para as páginas de órgãos do governo.

 

Há também o decreto 6949/2009, responsável por promulgar a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinado em Nova York, no ano de 2007. Ele fala sobre a adoção de medidas para promover a inclusão de pessoas com deficiência a meios físicos e também a informação e comunicação, incluindo a internet.

 

Quais os benefícios da acessibilidade digital?

Aderir à acessibilidade digital pode oferecer diversos benefícios, tanto para o usuário como para as empresas. Conheça algumas dessas vantagens:

 

Contribui para a responsabilidade social da marca

Ao implementar a acessibilidade digital, a empresa mostra que possui responsabilidade social, já que contribui diretamente para a inclusão de pessoas.

 

Democratiza o alcance dos conteúdos

 

Ao oferecer conteúdos acessíveis, as empresas conseguem atender mais usuários e, com isso, ampliar o alcance dos materiais publicados. Com isso, se promove a democratização do conteúdo, melhora a experiência do consumidor e garante um reconhecimento positivo da marca.

 

Aumenta o acesso e chances de ranqueamento dos sites no Google

O algoritmo do Google identifica e valoriza páginas acessíveis. Isso acontece porque o mecanismo de busca compreende que aquele conteúdo otimizado poderá ajudar mais pessoas.

Como adaptar os conteúdos?

Existem algumas maneiras de tornar os conteúdos virtuais mais acessíveis. Conheça algumas delas:

 

Inclusão de descrição nas imagens

A descrição nas imagens, chamada de alt texto, é uma maneira de promover a acessibilidade desses conteúdos a pessoas cegas ou com baixa visão. Ela deve ser clara e objetiva, trazendo os detalhes da imagem para que o usuário possa entender todo o contexto retratado.

 

 

Elaboração de textos com uma estrutura acessível

Para adaptar o conteúdo, é importante adequar a estrutura dos textos, organizando as informações de forma acessível. Confira algumas orientações:

  • criar links acessíveis;
  • alinhar o texto a esquerda;
  • priorizar fontes básicas e legíveis;
  • usar espaçamento leve entre parágrafos, linhas e palavras;
  • utilizar emojis apenas em forma de imagem, não em caracteres.

 

Legendar todos os conteúdos em vídeo

Para tornar a comunicação mais inclusiva, é importante incluir legendas nos conteúdos produzidos em formato de vídeo. Dessa forma, irá promover a acessibilidade digital para pessoas com deficiência auditiva, além de beneficiar os usuários que assistem vídeos sem áudio.

 

Trabalhar com diversos formatos

Produzir conteúdos em diferentes formatos é uma maneira de promover a acessibilidade digital, pois possibilita que o usuário tenha opções como acompanhar um texto por áudio, ou ler a versão escrita, entre outros.

 

Neste artigo, explicamos o que é a acessibilidade digital, qual sua importância, os benefícios que essa prática oferece e dicas de como adaptar o conteúdo. Para saber mais sobre práticas importantes na web, acesse nosso site.

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